Praias do Algarve: Veja esta lista!


Praias do Algarve

Para muitos portugueses, verão é sinónimo de praia e, para estes, felizmente, o que mais existem são praias neste Portugal à beira-mar plantado. Hoje vamos ver uma lista de Praias do Algarve.

Se o verão em Portugal é regado a praia e mar, então é inevitável que se pense no Algarve, local de eleição de milhares de turistas nacionais e estrangeiros que procuram as águas quentes e os convidativos areais desta região para dela fazerem a sua casa durante a estação estival.

Para que desfrute do melhor que o Algarve tem para lhe oferecer, preparamos-lhe uma lista com dez praias de sonho que não pode deixar de visitar:

As melhores praias do Algarve

• Praia na Ilha de Cabanas, Tavira

Só lá chegamos de táxi-barco (docas de Tavira), uma vez que fica do outro lado do rio da vila de Cabanas no estreito fio de terra que separa o rio do mar, o que lhe dá uma mistura única de flora de água fresca e salgada, fauna e vida selvagem e faz desta praia o local ideal para amantes da natureza.

Para além desta As águas são normalmente mais quentes do que muitas partes do Algarve e a praia é enorme como alguns bares de praia na ilha para bebidas, aperitivos e gelados

• Praia da Ilha da Armona, Parque Nacional da Ria Formosa

Mais uma praia algarvia, mais um passeio de ferry ou táxi-barco (marina de Olhão). É envolvida pela extraordinária beleza natural do Parque Nacional da Ria Formosa que se encontra a a Ilha da Armona, casa de uma praias mais belas e deslumbrantes do reino dos Algarves.

A ilha tem apenas 1 km de largura e depois de passar pelas pequenas casas de férias e restaurantes chegará a um pequeno caminho que o leva para as areias brancas da praia que o fará viver uma verdadeira, mas boa, experiência de náufrago.

• Praia do Carvalho, Lagoa

O acesso não é fácil, mas o difícil caminho até lá chegar vai valer a pena. Depois de percorrer um caminho de terra batida junto à ravina, descer por uma escada e atravessar dois túneis escavados nas rochas vai deslumbrar-se, como se de um troféu se tratasse, com o apetecível areal escondido entre as falésias e o mar azul que se estende até ao infinito da “secreta” Praia do Carvalho.

• Praia da Arrifana, Aljezur

Nasce numa bela enseada em forma de concha, abrigada do vento e das ondulações, e oferece a quem a descobre um extenso areal (mais de 700 metros) e a Pedra da Agulha, icónica da costa vicentina que parece emergir do mar.

Para além da água límpida e das boas condições para a prática do surf e do bodyboard, a Praia da Arrifana apresenta na sua arriba norte a Fortaleza da Arrifana que oferece uma vista panorâmica deslumbrante.

• Praia da Fuseta, Ilha da Fuseta 

Para além do belíssimo enquadramento desta ilha, separa a Ria Formosa do Oceano Atlântico, a qualidade da água é extraordinária e convida à prática de desportos náuticos como o surf ou skimming.

• Praia da Marinha, Lagoa

Considerada pelo conceituado Guia Michelin como uma das 10 mais belas praias da Europa e uma das 100 belas de todo o mundo, a Praia da Marinha faz jus à fama e apresenta aos visitantes areias douradas, água cristalina e alguns dos melhores penhascos e formações rochosas de toda a região.

Distinguida pelo Ministério do Ambiente com o galardão “Praia Dourada”, devido aos seus singulares valores naturais, esta praia é um excelente local não só pelos amantes da natureza, como também pelos aficionados pela fotografia.

A beleza da praia está em consonância com a dificuldade em lá chegar. Depois de deixar o carro no cimo da arriba, terá que descer os degraus que o levarão até à praia. Por isso e por a dimensão da praia ser diminuta, nos meses de verão considere chegar lá bem cedo e descer os degraus antes da altura mais quente do dia.

• Praia do Barril, Ilha de Tavira 

Situada na Ilha de Tavira, a Praia do Barril, com o com o seu areal de um branco prateado e um mar azul transparente, afirma-se como uma das experiências de praia mais relaxantes e reconfortantes de todo o Algarve.

Uma particularidade: o último quilómetro do percurso para a praia tem a particularidade de poder ser percorrido a pé ou num pitoresco comboio turístico, o qual proporciona uma vista magnífica sobre a Ilha de Tavira.

• Praia da Ponta de João de Arens, Portimão

Se a privacidade é, passe o pleonasmo, “a sua praia”, a Praia da Ponte de João de Arens no concelho de Portimão é o que de mais exclusivo o Algarve tem para lhe oferecer, ainda para mais quando esta se encontra entre as movimentadas Praia da Rocha e Praia do Vau.

Esta privacidade paga-se com um difícil caminho que deverás ser percorrido de barco, mas, uma vez lá chegado, vai poder deleitar-se com uma praia cercada por falésias com arribas bem altas, num cenário natural deslumbrante, que ajuda a tornar a Ponta de João de Arens numa das melhores praias do Algarve.

• Praia da Manta Rota, Monte Gordo 

A Praia da Manta Rota situa-se na Baía de Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, e estende aos visitantes uma quilométrica “passadeira” de areia que convida à prática desportiva ou à construção dos efémeros castelos de areia.

A Praia da Manta Rota tem ainda uma outra grande vantagem: quando está maré-baixa, tem-se pé dentro de água durante vários metros, fazendo deste um sítio ideal para levar crianças pequenas à praia.

• Praia de Benagil, Lagoa

Todas, ou quase todas, as fotos que ajudam a ilustrar a Praia de Benagil mostram, quase de forma obrigatória, a icónica gruta do Algar de Benagil, mas o deslumbramento não se fica por aqui.

Abrigada pelo vento por uma falésia e situada perto de uma vila piscatória, este verdadeiro paraíso algarvio oferece, para além das águas cálidas e de um pequeno, mas acolhedor areal, arribas impressionantes onde ainda se encontram vestígios de fósseis marinhos que ajudam a testemunhar uma época em que o nível do mar se encontrava mais para o interior.

Para aceder à famosa gruta, pode alugar uma canoa ou um barco.