3 Terras Imperdíveis no Alentejo

Portugal tem localidades incríveis com sítios de cortar a respiração. Fique a conhecer 3 terras no Alentejo fantásticas que não pode mesmo perder.


Alentejo

Viajar para fora, cá dentro. Esta é a melhor opção. Não só por causa da pandemia, mas por todo o apoio que devemos dar ao turismo português e pelo encanto do nosso país. O que é nacional, é mesmo bom. E o nosso Alentejo é maravilhoso e tem muito por descobrir.

Portugal é considerado um dos melhores destinos europeus e nem sempre os portugueses conseguem ver isso. O nosso país tem sítios incríveis que muitas vezes são desvalorizados.

A equipa do MySpotVip encontrou 3 terras no Alentejo incríveis que tem mesmo de conhecer. Estas são consideras umas das aldeias mais bonitas do Alentejo. Fique a saber tudo sobre elas. 

Monsaraz

Monsaraz situa-se no Alto Alentejo. É uma terra incrível que, em 2017, conseguiu alcançar um lugar nas 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeia Monumento.

Do alto das muralhas do Castelo de Monsaraz, pode observar uma vista incrível. Este é um ponto turístico obrigatório da região. Aqui é possível ver a fronteira entre Portugal e Espanha e muito mais. Até a Serra da Estrela e o lago do Alqueva (o maior lago artificial da Europa) conseguirá observar deste castelo.

Belver

Esta aldeia faz mesmo jus ao seu nome. É, sem sobra de dúvida, uma das aldeias no Alentejo mais bonitas. Belver foi o nome dado pelo rei D. Sancho I a esta belíssima aldeia no Alentejo. Belver origina de “que belo ver”, nome dado à aldeia pela sua vista deslumbrante sobre o rio.

Quem passa por esta terra, não pode deixar de visitar o seu castelo. Vale mesmo a pena subir até ao Castelo de Belver. Não se vai arrepender. Do alto do castelo, conseguirá ver toda a aldeia e, ainda, as paisagens magníficas das margens do Rio Tejo.

Nesta terra, pode ainda contar com uma praia fluvial e um passadiço à beira rio para dar umas boas caminhadas ou corridas. Para além disso, as atividades aquáticas, como, por exemplo, canoagem, também serão uma excelente opção para desfrutar de um dia bem passada.

Mourão

Mourão é um excelente destino no Alentejo. Esta localidade está muito perto da fronteira com Espanha, situando-se na margem esquerda do rio Guadiana, que deu origem ao lago do Alqueva.

A sua proximidade com o rio, fez com que Mourão se tornasse bastante forte na agricultura, dando grande destaque às oliveiras, características desta região do Alentejo.

Esta pequena terra do Alentejo, conta com muita história. O Castelo de Mourão foi mandado construir pelo rei D. Afonso IV, no ponto mais alto desta localidade, de modo a ter uma ampla vista sobre toda aquela região. Este é um castelo que vale mesmo a pena visitar, assim como todos os outros mencionados anteriormente. Se subir às muralhas do castelo terá uma vista incrível para o enorme lago do Alqueva.

Além disso, Mourão é uma excelente terra para ser visitada no verão, aproveitando para apanhar um bocadinho de sol na sua praia fluvial. Esta praia é um destino muito procurado na região, pois fica nas margens do Alqueva, formando uma pequena península. Este é o sítio ideal para desfrutar de um fantástico pôr do sol.