A aldeia de Xisto Talasnal, que o vai surpreender

Se ainda não conhece o Talasnal, este é um tesourinhos que Portugal tão bem esconde. Uma aldeia de xisto, na Serra da Lousã que tem visitar.


aldeias-do-xisto

Se ainda não conhece o Talasnal, tem de ficar a conhecer, pois este é um dos tesourinhos que Portugal tão bem esconde. Situado junto da serra da Lousã, este é uma aldeia de xisto, bastante conhecida e que vale a pena visitar.

Ao chegar vai reparar que o percurso é um pouco ingreme, mas nada que o impeça de ir pois garantimos-lhe que vale muito a pena. A própria aldeia é quase como um pequeno labirinto cheio de casas de xisto. A vista da aldeia passa por uma rua principal com tons de castanho das casas, decoradas com ramos das videiras, e por de trás, no horizonte a serra da Lousã repleta de verde, tornando-se numa vista magnifica de cortar a respiração.

O Talasnal é das mais características aldeias de toda a rota de Xisto que poderá conhecer e das mais bem posicionadas, pois tem uma vista deslumbrante, que vai começar a apreciar antes se quer de chegar à aldeia. Atualmente esta aldeia já é quase desabitada, apenas moram lá duas pessoas, que são tão bem conhecidas por quem lá passa. De resto o Talasnal é apenas habitado por turistas, por esse motivo tem muitas opções de casas para alugar. Mas alguns são turistas que já são bem conhecidos, pois tem a sua segunda casa na aldeia de Xisto onde as suas caras já são muito conhecidas por irem lá várias vezes.

Antigamente o Talasnal era uma aldeia de pastores, contudo como muitas aldeias do interior de Portugal, esta começou a ser esquecida e desabitada. Ainda assim, esta aldeia está a ganhar mais vida graças ao turismo, tal como as outras aldeias de Xisto são visitadas não só de portugueses, mas também por estrangeiros, dado que ambos procuram sítios diferentes onde possam fugir da confusão da cidade e aproveitar para descansar e relaxar na natureza. O Talasnal está cada vez mais a ser reconhecido por vários visitantes como um dos tesourinhos bem escondidos de Portugal. Quando aqui for não pode deixar de visitar, o tanque, o antigo lagar de azeite e a fonte, que relembram a história e os tempos antigos desta pequena aldeia de Xisto.

Descobrir o Talasnal é mergulhar num mundo mágico que representa tão bem o que é a Serra da Lousã. Para os mais aventureiros e adeptos a caminhadas, esta aldeia de Xisto, faz parte de uma rota pedestre. Esta rota tem uma passagem obrigatória pelo coração da aldeia do Talasnal, que se olhar com atenção para os percursos, é de facto um dos pontos de partida. Outra maneira também de conhecer esta pequena aldeia sem ser através do turismo ou dos caminhos pedestres pelas aldeias de Xisto, é por BTT. Pois se não acredita, este também é um local de paragem bastante comum para quem pratica esta modalidade, e quem sabe se por a serra não encontrará um javali, um corço, um veado ou uma das muitas outras espécies que por lá se encontram.