Fique a ver televisão


Escolhas para 14 de Julho de 2020:
“Bacurau”, dinossauros e comunidades de “Portugueses pelo Mundo”.

CINEMA

Babel
AXN Movies, 11h22

Nas areias do deserto marroquino, um tiro de espingarda detona uma série de acontecimentos que ligam um casal de turistas americanos, dois rapazes marroquinos, uma ama que atravessa ilegalmente a fronteira para o México com duas crianças americanas e o pai de uma adolescente japonesa procurado pela polícia em Tóquio. Com interpretações de Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal, o filme valeu a Alejandro González Iñárritu o galardão de Melhor Realizador em Cannes, bem como o Prémio do Júri Ecuménico. Nomeado para sete Óscares, Babel arrecadou um, pela banda sonora original (Gustavo Santaolalla). Recebeu o mesmo número de nomeações para os Globos de Ouro, de onde saiu com o prémio de Melhor Filme Dramático.

Mundo Jurássico
Hollywood, 17h25
Quarta aventura da saga baseada nos livros de Michael Crichton, com Colin Trevorrow na realização, Steven Spielberg na produção e Chris Pratt, Judy Greer, Ty Simpkins, Vincent D’Onofrio e Omar Sy no elenco. Depois de muitos problemas, a ilha dos dinossauros transformou-se no parque temático imaginado pelo seu criador, o excêntrico e visionário John Hammond. Contudo, depois de dez anos de actividade, já não faz tanto sucesso. Para atrair novos visitantes, é criada uma criatura híbrida que promete surpreender. 

Bacurau
TVCine Edition, 22h
Vencedor do Prémio do Júri em Cannes, o filme realizado por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles transforma o sertão brasileiro numa espécie de faroeste de futuro incerto, onde uma aldeia combate o ataque de um inimigo misterioso. Tudo começa quando morre a matriarca. Uma série de acontecimentos estranhos espantam a população e preparam-na para o combate a uma ameaça invisível. É que Bacurau, a aldeia, desapareceu do mapa e foi abandonada por tudo e todos, a começar por políticos e autoridades. A água escasseia. A cobertura da rede móvel também. Mas a resistência é forte. O elenco inclui Sônia Braga, Udo Kier e Bárbara Colen.

DOCUMENTÁRIOS

Presos no Estrangeiro
National Geographic, 22h12
Estreia da 13.ª temporada da série que narra as experiências reais de pessoas que foram detidas no estrangeiro pelos mais diversos motivos, sendo ou não culpados. O protagonista do primeiro episódio, “Estrela pop e traficante”, é Jimmy Bauer, jovem cantor de música pop latina que se envolveu no contrabando de droga e foi preso na República Dominicana, em 2010, quando se preparava para transportar, no estômago, heroína para os EUA. 

Portugueses pelo Mundo – Comunidades
RTP1, 22h38
Estreia. Dez anos e mais de cem episódios depois, a série documental regressa para uma nova leva de histórias de portugueses que vivem noutros países. Se até aqui se focou sobretudo em narrativas individuais – das motivações aos desafios profissionais, passando pela adaptação/integração –, agora viaja pelo globo para tomar o pulso a comunidades de portugueses que historicamente se foram concentrando em determinadas zonas. Cada episódio desta décima temporada dá voz a três perspectivas: de alguém que faz parte dessa comunidade há décadas, de um luso-descendente que já ali nasceu e cresceu e de um recém-chegado. A viagem começa pela cidade norte-americana de Boston (Massachusetts). O próximo destino é Nova Jérsia. Los Angeles, Rio de Janeiro e Luxemburgo são outras paragens no mapa do programa além-fronteiras. 

INFANTIL

Jim Botão e Lucas, o Maquinista (V. Port.)
TVCine Emotion, 12h05
Elle, uma locomotiva a vapor, Lukas, o seu maquinista (Henning Baum) e o pequeno órfão Jim Botão (Solomon Gordon) partem numa aventura em busca da verdade sobre as origens de Jim. Pelo caminho, defrontam dragões, piratas, gigantes e todo o tipo de obstáculos. O filme é uma adaptação do livro homónimo para crianças, lançado em 1960 (e primeiro de uma série), pelo alemão Michael Ende – autor que, anos depois, viria a escrever o épico de fantasia “A História Interminável”. A realização é de Dennis Gansel.