Fique a ver televisão


Escolhas para 13 de Julho de 2020:
“A Vida de Adèle”, uma visita ao Museu José Malhoa e histórias de quem recebe a pensão mínima.

CINEMA

Mr. Jones – A Verdade da Mentira
TVCine Top, 13h40
Em 1933, Gareth Jones, um jornalista galês que tinha entrevistado Adolf Hitler, foi até à Rússia e registou, contando ao mundo inteiro, a história da fome soviética de 1932-33 e do Holodomor, o genocídio de milhões de ucranianos através da privação de comida. Apesar de só ter autorização para ir até Moscovo, conseguiu escapulir-se e visitar a Ucrânia. A polaca Agnieszka Holland adapta ao grande ecrã a história de Jones, falecido em 1935. James Norton ocupa o papel principal, à frente de um elenco que inclui também Vanessa Kirby e Peter Sarsgaard.

The Florida Project
AXN Movies, 19h21
Florida, EUA. Moonee (Brooklynn Prince) é uma menina de seis anos que vive com a mãe, Halley (Bria Vinaite), num motel de beira de estrada, perto de um parque da Disney. Moonee é alegre e inteligente e os seus dias são passados a brincar com as crianças que ali habitam; já Halley é uma jovem inconsequente que sobrevive de subsídios e biscates mais ou menos legais. É Bobby (Willem Dafoe, nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário), o gerente, quem vai garantindo a segurança necessária a Moonee e outras crianças, que o vêem como um pai. Um filme dramático, escrito e realizado por Sean Baker.

A Vida de Adèle
RTP2, 00h07
Adèle tem 15 anos e, tal como todas as raparigas que conhece, namora com rapazes. Tudo aquilo em que acredita se altera quando o seu olhar se cruza com o de Emma, uma rapariga de cabelo azul, cuja visão da vida e do mundo é muito diferente da sua. Entre elas nasce um amor e desejo profundo que, apesar das dificuldades, as fará crescer e afirmar-se enquanto mulheres. Com argumento e realização do franco-tunisino Abdellatif Kechiche, foi o vencedor da Palma de Ouro da 66.ª edição do Festival de Cannes, cujo júri quis, com este prémio, homenagear não apenas o trabalho do realizador, mas também o de Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos, as duas actrizes protagonistas. “A Vida de Adèle” é a adaptação cinematográfica da premiada novela gráfica “Le Bleu est une couleur chaude”, de Julie Maroh.

INFORMAÇÃO

Linha da frente
RTP1, 21h 
A reportagem “Sobreviver à reforma” entra em casa de quatro reformados que recebem a pensão mínima, para mostrar como fazem face a despesas que vão das contas da casa às receitas aviadas na farmácia – estas muitas vezes adiadas para suprir outras necessidades. É uma situação de fragilidade comum a milhares de idosos que vivem no limiar da pobreza e que nem sempre conhecem ou têm acesso a outros apoios. Um trabalho de Marta Jorge, com imagem de Mário Piteira e edição de Paulo Nunes.

MAGAZINE

Visita Guiada
RTP2, 23h21
Raquel Henriques da Silva, coordenadora executiva do Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa e professora nesta área, é a guia do sexto episódio da décima temporada do magazine criado e apresentado por Paula Moura Pinheiro. O destino é o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, que alberga o maior núcleo de pintura do artista, bem como outras obras e algumas curiosidades.

DOCUMENTÁRIO

Expedição Evereste
National Geographic, 22h10
Dezenas de cientistas rumam ao Evereste com o objectivo de recolher dados sobre as alterações climáticas, nomeadamente através do mapeamento do glaciar de Khumbu.

JUVENIL

Lost & Found
Biggs, 16h30
Estreia. “Spin-off” de “The Next Step”, a série acompanha um grupo de adolescentes que integram o Lost & Found Music Studios, um programa de educação musical. Sob a liderança do Sr. T., vão desenvolver o seu talento e, no final, disputar um lugar numa digressão. Por entre as canções, vão descobrindo a sua identidade musical (e não só), ao ritmo dos dramas e das dores de crescimento próprias da idade. Para acompanhar de segunda a sexta (às 9h30 e 16h) ou ao sábado, em compacto (às 10h).