Fique a ver televisão


Escolhas para 10 de Julho de 2020:
Protestos em Detroit, guerras de refrigerantes, uma equipa calculada e animais bebés.

CINEMA

Detroit
AXN Movies, 14h30
Em Julho de 1967, a cidade de Detroit (EUA) viveu cinco dias de violentos protestos devido às constantes tensões raciais. Uma rusga policial a um bar desencadeou uma contenda com dezenas de afro-americanos que estavam reunidos no interior. A sua detenção foi feita sob o olhar de transeuntes que se apressaram a juntar-se nas ruas. Gerou-se uma espiral de violência entre polícia e manifestantes. O episódio transformar-se-ia num dos mais sangrentos da história dos EUA. Baseado em eventos reais, um filme dramático com realização de Kathryn Bigelow e argumento de Mark Boal.

Zombieland: Tiro Duplo
TVCine Top, 21h30

Uma comédia de terror que continua a acção iniciada em “Bem-vindo a Zombieland“, também realizado por Ruben Fleischer. Columbus, Tallahassee, Wichita e Little Rock criaram laços de uma verdadeira família. Apesar de viverem num mundo aterrorizante, tornaram-se especialistas em eliminar “zombies” e levam uma existência quase tranquila. Até que, um dia, Little Rock foge.

Moneyball – Jogada de Risco
AXN, 22h05

O treinador de basebol Billy Beane (Brad Pitt) enfrenta uma situação crítica: os Oakland Athletics estão a perder os seus melhores jogadores para os grandes clubes. Com a ajuda do economista Peter Brand (Jonah Hill), resolve criar uma equipa teoricamente perfeita de jogadores subvalorizados, a partir de teorias e estatísticas. E começa a apresentar resultados extraordinários. Realizado por Bennett Miller e nomeado para seis Óscares, o filme baseia-se na biografia de Beane.

Um Amor Inevitável
RTP2, 23h23

Pode o sexo arruinar uma relação perfeita entre um homem e uma mulher? A partir do argumento de Nora Ephron (nomeada para o Óscar), Rob Reiner realiza uma das comédias românticas de maior sucesso dos 1980, com Meg Ryan e Billy Crystal. São dois estudantes da Universidade de Chicago que se odeiam. Mas os seus destinos cruzam-se quando, após a formatura, viajam juntos para Nova Iorque.

SÉRIE

A Peste
RTP2, 00h59
Conspiração, peste negra, crime, Santo Ofício. É nestas coordenadas que se move o “thriller” histórico espanhol, passado no século XVI, numa Sevilha dizimada pela praga. Mateo (Pablo Molinero) regressa à cidade – de onde fugiu da condenação à morte – para honrar a promessa que fez ao melhor amigo: resgatar o filho dele. A missão é interrompida quando a Inquisição o apanha. Mas propõem-lhe um acordo: a absolvição em troca da ajuda na investigação de uma série de assassinatos macabros.

DOCUMENTÁRIOS

Animais Bebés e os Seus Amigos
Odisseia, 16h
Estreia. Em dez episódios, organizados pelas estações do ano, a série acompanha os primeiros dias de vida de crias de pinguins, ursos, suricatas, cavalos-marinhos e outros animais, por todo o planeta. Para ver de sexta a domingo.

Cola Wars
TVCine Edition, 22h
Coca-cola ou Pepsi? Uma questão de gosto, percepção ou “marketing”? Traduz, acima de tudo, um negócio de milhões que, a partir de finais dos anos 1970, aguçou a criatividade das empresas rivais e a agressividade das campanhas publicitárias, sem esquecer os episódios de espionagem industrial. A história é contada por quem viveu por dentro a “guerra” entre as duas marcas de refrigerantes, entre testemunhos recentes e imagens de arquivo. O filme, de 2019, faz parte do ciclo de documentários “As Facetas da América”, que fica em exibição até ao final de Julho, à sexta-feira.

ENTRETENIMENTO

Depois, Vai-se a Ver e Nada
RTP1, 00h01
Dois “Josés Pedros” no “plateau”: Vasconcelos, o anfitrião, e Gomes, o convidado. O actor é chamado a partilhar memórias da carreira e histórias de bastidores – incluindo as três vezes em que esteve às portas da morte – e a entrar nos desafios e apontamentos de humor fazem parte da cartilha do “talk-show”.