Fique a ver televisão.


Escolhas para 8 de Julho de 2020:
Espanha vista do céu, vigilantes em acção e Pedro Nuno Santos em entrevista.

CINEMA

Watchmen – Os Guardiões
AMC, 17h27
Numa América alternativa, em 1985, os super-heróis fazem parte do quotidiano. Quando um dos seus antigos colegas é assassinado, o vigilante mascarado Rorschach decide investigar e descobre uma conspiração que visa assassinar e desacreditar todos os super-heróis. À medida que recupera os contactos com a antiga legião (um excêntrico grupo de justiceiros reformados), depara-se com uma trama mais vasta, que está ligada ao seu passado e que pode ter consequências catastróficas para o futuro. A missão deles é vigiar a Humanidade, mas quem vigia os super-heróis? Um filme de Zack Snyder, com Malin Åkerman, Billy Crudup, Matthew Goode, Carla Gugino, Jackie Earle Haley, Jeffrey Dean Morgan e Patrick Wilson. 

Argo
TVCine Edition, 18h15

Irão, 4 de Novembro de 1979. Militares iranianos invadem a Embaixada dos EUA em Teerão e 52 pessoas são feitas reféns. Seis conseguem escapar e esconder-se em casa do embaixador canadiano. Tony Mendez, um especialista da CIA, desenvolve um plano surpreendente para os salvar: entrar no Irão como uma equipa de filmagens e retirar os diplomatas sãos e salvos. Com argumento de Chris Terrio e realização de Ben Affleck, Argo baseia-se em factos verídicos, revelados num artigo publicado pelo jornalista Joshuah Bearman na revista Wire. Ganhou três Óscares: Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Montagem.

Era Uma Vez na América
Cinemundo, 00h10
Terceiro e último tomo da trilogia do italiano Sergio Leone que acompanha a história dos EUA, depois de “Aconteceu no Oeste” e “Aguenta-te, Canalha!“. Disseca cinco décadas da vida do país, entre o fim do século XIX e os primeiro 30 anos do século XX, através do retrato violento de quatro amigos, que passam da pequena marginalidade de rua ao envolvimento no crime organizado. Destaque para a intemporal (e premiada) banda sonora, de Ennio Morricone, e para um elenco composto por Robert De Niro, Joe Pesci, James Hayden, William Forsythe, Elizabeth McGovern e James Russo.

Distrito 9
AXN Movies, 00h59
Um “thriller” de ficção científica realizado por Neill Blomkamp, produzido por Peter Jackson e protagonizado por Sharlto Copley. Em 1990, uma nave extraterrestre aterra em Joanesburgo. As nações de todo o planeta decidem enclausurar os “visitantes” num gueto chamado Distrito 9. Vinte anos depois, um agente é enviado ao local para os transferir para um novo gueto e estudar a tecnologia militar desenvolvida. Ao manusear um objecto alienígena, algo lhe altera a composição genética, tornando-o uma espécie híbrida, capaz de usar bioarmas.

INFORMAÇÃO 

Grande Entrevista
RTP3, 23h
Vítor Gonçalves recebe Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, num momento determinante para o futuro da TAP, com a empresa em plena reestruturação. Na tutela cabem também as preocupações sobre a lotação dos transportes públicos na Área Metropolitana de Lisboa e a sua relação com o número de novos casos de covid-19. Repete na RTP1, às 2h31.

DOCUMENTÁRIO

Espanha Desde o Ar
Odisseia, 22h30
O território espanhol mostra-se, na sua diversidade, a partir do céu. Uma viagem de helicóptero percorre-o de lés a lés ao longo de 24 horas, com passagem por paisagens naturais, marcos patrimoniais, cenários rurais, malhas urbanas, redes de transporte, etc. Daqui a uma semana, à mesma hora, o canal estreia outro segmento, também baseado em vistas aéreas mas apontado a um tema específico: a História do país, da presença romana à herança da Guerra Civil.

ENTRETENIMENTO

Cá por Casa com Herman José
RTP1, 22h36
A “casa” de Herman José enche-se de fadistas. Os convidados são António Pinto Basto, Maria Armanda e José da Câmara, veteranos que cantam juntos no projecto Os Nossos Fados. A postos para os apontamentos de humor estão Nélio, Idália e outras personagens.