Sushi: uma lista de 20 restaurantes a conhecer em Lisboa e Porto


Sushi

Nascido no Japão rural dos finais da idade média como forma de conservar o peixe, o sushi ganhou expressão mais contemporânea no advento da industrialização do país do sol nascente, altura em que era vendido à porta das fábricas a baixo preço para que os trabalhadores se alimentassem de forma rápida e barata.

A globalização acabou por transformar este prato tradicional das classes mais baixas japonesas num símbolo de cosmopolitismo que se espalhou por todo o mundo, incluindo Portugal, com a abertura de restaurantes de sushi em toda a parte.

Tendo isto em conta, não é difícil encontrar um local para comer sushi em Portugal, especialmente se estivermos a falar das nossas maiores duas cidades.

Restaurantes de sushi em Lisboa ou Porto é coisa que não falta, mas aqui deixamos-lhe com os 20 melhores.

20 Restaurantes de sushi a conhecer em Lisboa e Porto

1 – Ronin Sushi (Lisboa)

Acolhedor e confortável, o Ronin Sushi faz da diversidade e frescura do peixe a sua força. Acompanhado de sangria (branca ou tinta) à discrição, os donos do espaço prometem “um sushi que te leva ao céu”.

Morada: Rua Pascoal de Melo 105 (Saldanha)

2 – Cais 35 (Porto)

Na bela e romântica Ribeira do Porto, aninha-se o Cais 35, restaurante de 2 pisos com uma fantástica esplanada para o Douro onde, a sós ou em grupo, os clientes vão poder apreciar as criações do chef Krystopher Sanches. Sashimi ou sushi são pratos típicos japoneses que têm presença obrigatória, mas há muito mais para explorar.

Morada: Cais da Ribeira, 35, Ribeira, Porto

3 – Edo Sushi (Lisboa)

No meio daquela que é uma das zonas mais cosmopolitas de Lisboa encontramos o Edo Sushi, onde o cliente encontra bom sushi e uma boa relação qualidade/preço, que tanto serve propostas mais tradicionais como de fusão

Morada: Alameda dos Oceanos 31H (Parque da Nações); Avenida do Brasil 114C (Alvalade); Rua Luís Pastor de Macedo 2-6 (Lumiar)

4 – GIRO – Sabores do Mundo (Lisboa)

O restaurante promete no nome e cumpre na mesa. No giro gastronómico do GIRO, encontramos comida de todo o mundo, mas o ponto forte do restaurante acaba por ser o sushi.

No fundo dos decorados a preceito pratos do GIRO, podemos entrever peças tradicionais e outras mais centradas no sushi de fusão. O destaque vai para o Combinado de Sushi, que custa menos de 10€ e está disponível de 2ª a 6ª entre as 12h e as 16h.

Morada: Calçada do Monte 96-100 (Graça)

5 – Gull (Porto)

Local de referência para quem gosta de sushi, o portuense Gull é um verdadeiro carrossel dos sentidos, não só pelo sushi propriamente dito, mas também pela vista deslumbrante sobre o rio Douro que nos oferece.

Morada: Cais das Pedras, 15, Miragaia, Porto

6 – U.M.I. Sushi (Lisboa)

No U.M.I Sushi, o prato forte é o menu de degustação, com iguarias singulares características da cultura oriental, e para as bebidas, uma requintada seleção de cervejas, saquês e chás, categoria na qual se destaca o Sakura, feito a partir da flor de cerejeira japonesa.

Morada: Via do Oriente, 16 D (Parque da Nações)

7 – Kampai (Lisboa)

Na diplomática mesa do Kampai, o melhor peixe (atum, lulas, etc.) dos Açores junta-se à arte japonesa de confecionar o sushi. Para além desta mistura explosiva, não pode deixar de provar o gelado de chá verde e a tarte de maracujá, ambos açorianos também.

Morada: Praça David Leandro da Silva (Marvila)

8 – Arigato Sushi House (Lisboa)

Os japoneses são um povo conservador que respeita enormemente as tradições e é este o ambiente que vai poder encontrar no Arugato Sushi House, um dos restaurantes de sushi em Lisboa com a ementa mais completa e deliciosa da cidade.

Morada: Alameda dos Oceanos, Ed. Lisboa lote 2.11.01 (Parque da Nações); Centro Comercial Campo Pequeno, Loja 605 (Campo Pequeno)

9 – Yakuza First Floor by Olivier (Lisboa)

Com a máfia japonesa no nome, podia ser de esperar uma experiência mais explosiva, mas o ambiente especial que se faz sentir entre a comida preparada pelo chef Olivier e a fabulosa decoração do espaço desmentem-no com mestria e arte.

Morada: Rua Júlio César Machado 7 (Avenida)

10 – Soão – Taberna Asiática (Lisboa)

Conta três anos de existência, mas já se assume como um dos melhores restaurantes de comida oriental, a que não falta o sushi, de Alvalade.

Para além da comida, não deixe de se deslumbrar com a decoração é irrepreensível feita de lanternas de papel, gaiolas de aves e outras dezenas de objetos a evocar a cultura oriental.

Morada: Avenida de Roma 100 (Alvalade)

11 – Pleasure Sushi Bar (Porto/Matosinhos)

Na tranquilidade do acolhedor Pleasure Sushi Bar, o cliente vai poder não só satisfazer o palato com as diferentes peças de sushi confecionadas pelo chef Pedro Oliveira (Kuririn), como deliciar-se com a simplicidade e beleza do espaço.

Morada: Avenida Comendador Ferreira de Matos, 217, Porto

12 – Izakaya Tokkuri (Lisboa)

Para quem procura uma experiência gastronómica o mais próxima possível da tasca japonesa, o Izakaya Tokkuri, Bairro Alto, é o sítio ideal.

Entre as suculentas peças de sushi, as 21 pessoas que podem estar dentro da “tasca” (lotação máxima) poderão brindar com saquê ao fim de um dia de trabalho.

Morada: Travessa dos Fiéis de Deus 28 (Bairro Alto)

13 – KOI Sushi Saldanha (Lisboa)

Apesar de se poder pedir à carta, o ex-libris deste restaurante japonês é a opção “All you can eat”, disponível tanto ao almoço como ao jantar.

Seja qual for a sua opção, vai encontrar sushi de qualidade, um espaço agradável e com atendimento simpático, a começar pelo próprio chef.

Morada: Rua Filipe Folque 75A (Saldanha)

14 – Terra (Porto)

Requinte, sofisticação e respeito pela tradição. Este é o mantra do Terra no Porto. A sala possui uma decoração sóbria e confortável e o espaço sobressai pela sua elegância. É uma escolha segura, que proporciona um ambiente agradável, comida deliciosa e o respeito máximo pela cultura japonesa.

Morada: Rua do Padrão, 103, Porto

15 – JNcQUOI Asia (Lisboa)

Um enorme dragão dá as boas-vindas a quem escolhe o JNcQUOI ASIA para degustar sushi ou outros dos pratos típicos da gastronomia oriental proveniente de China, Tailândia, Índia e, claro está, Japão.

A comida, escusado será dizê-lo, é deliciosa.

Morada: Avenida da Liberdade 144

16 – Izanagi (Lisboa)

Esqueça o sushi a que está habituado, no Izanagi, situado na Doca de Santo Amaro, o destaque vai para o Tuna Dynamite, com tempura de camarão e atum, maionese de óleo de sésamo picante, pepino e um tempero de especiarias chamado togarashi.

Morada: Doca de Santo Amaro (Alcântara)

17 – Afuri (Lisboa)

Especialista numa grande variedade de pratos ramen, no Afuri vai encontrar boas opções de sushi, sempre refrescantes e de qualidade superior.

Morada: Rua Paiva de Andrade 7 (Chiado)

18 – Aron Sushi (Lisboa)

Esta tasca japonesa recebe, diariamente, fresco todos os dias, do vizinho Mercado 31 de janeiro, peixe com o qual o chef residente no Aron prepara um dos melhores sushi da cidade, com decorações que até dá pena “desmontar”.

Morada: Rua Engenheiro Vieira da Silva 18 (Mercado 31 de Janeiro em Saldanha); Rua Marquês Sá da Bandeira 14A/B (Praça de Espanha)

19 – Confraria Lx (Lisboa)

Na bagagem do Confraria Lx, o cliente vai encontrar uma mala cheia de boas receitas, tanto de sushi tradicional como de fusão. Basta escolher, deliciar-se e pedir mais.

Morada: Rua do Alecrim 12A (Cais do Sodré)

20 – Go Juu (Lisboa)

No Go Juu residem discípulos do Mestre Takashi Yoshitake, talvez a maior referência em Lisboa no que à comida japonesa diz respeito.

Por isso, não é de estranhar que o sushi que aqui vai provar respeite ao máximo as tradições nipónicas, com produtos sempre frescos e um serviço mais do que exemplar.

Morada: Rua Marquês Sá da Bandeira 46A (Praça de Espanha)