Padarias Artesanais em Lisboa


Padarias Artesanais em Lisboa
Padarias Artesanais em Lisboa

A história que começou com um punhado de farinha, uma xícara de água, uns pozinhos, fermento e umas pitadas de sal deu origem a um caso de amor que se prolonga há séculos entre os portugueses e o seu pão. Vamos falar sobre as Padarias Artesanais em Lisboa?

Apesar dos hipermercados terem retirado algum protagonismo às padarias artesanais, há quem se preocupe em não deixar morrer a tradição padeira lusa e as novas padarias em Lisboa são a prova viva disso mesmo.

Na capital, uma nova vaga de padarias artesanais está a recuperar a nobre arte portuguesa de fazer pão e inundou as ruas daquele inconfundível aroma a pão acabado de fazer. Vamos conhecer algumas delas.

Padarias Artesanais em Lisboa

• Padaria da Esquina

Padarias: Da Esquina
Feed Instagram | Reprodução

Quando um dos maiores especialistas em pão de fermentação lenta encontra um dos mais prestigiados chefs portugueses isto é Padaria da Esquina.

Mário Rolando, um dos maiores especialistas em fermentação lenta, fornece o pão de que se alimenta a padaria que o chef Vítor Sobral fez nascer em Lisboa. Na montra da Padaria da Esquina os clientes podem encontrar, entre outras especialidades, pão de mistura, pão de espelta, broa de milho, cacetes simples e de sésamo e ainda produtos de charcutaria portugueses que podem servir de conduto.

Para além do serviço ao balcão, a padaria entrega nos vários bairros de Lisboa e Restelo. As entregas são grátis a partir dos cinco euros.

Padaria da Esquina. Rua Coelho da Rocha, 108 (Campo de Ourique). Tel.: 910025528. Web: padariadaesquina.com Das 08h às 19h30. Domingo, das 09h às 16h. Encerra segunda. Preço: pães desde 0,45 a 6 euros.

Gleba

Padarias: Gleba
Feed Instagram | Reprodução

Localizada em Alcântara, esta padaria, uma das primeiras na nova vaga de padarias artesanais da capital, faz da fermentação natural com moagem feita em casa, em mó de pedra, o seu ex-libris.

A oferta é variada e vai dos mais tradicionais pão de trigo de barbela, trigo alentejano, broa de milho e pão de centeio verde transmontano ao mais inovador pão de uvas passas e canela. 

Este pão de fermentação natural, pode ser recolhido no local, consoante reserva no dia anterior, ou recebido em casa através das plataformas habituais. Nas redes sociais, vão sendo publicadas as novas variedades, a um ritmo semanal.

Gleba. Rua Maria Pia nº 24. Tel.: 966064697. Web: mygleba.com Das 08h às 20h. Sábado e Domingo das 08h às 17h. Preço: pães desde 2,06 a 6,74 euros.

• Isco – Pão e Vinho

Padarias: Isco
Feed Instagram | Reprodução

Esta padaria artesanal de Alvalade funciona com take away e entregas de pães variados com farinha de moleiro, pastelaria folhada e refeições quentes para algumas zonas de Lisboa (esta opção, só de terça a sábado, consoante reserva).

Na caleidoscópica montra da Isco anicham-se baguetes e pães de espelta e centeio, de centeio dinamarquês, de trigo persa e branco, e brioche com uso de farinhas de moleiro e fermentação lenta.

Também é possível saborear a pastelaria da Isco, com os seus novos croissants de framboesa e tartes de noz com caramelo salgado, além de fiambre e manteiga caseiros e refeições quentes.

Isco – Pão e Vinho. Rua José D’Esaguy, 10D (Alvalade). Tel.: 211345751. Web: facebook.com/iscopaoevinho. Das 09h às 17. Encerra domingo. Preço: a partir de 3,50 euros/quilo.

• Terra Pão

Padarias: Terra Pão
Feed Instagram | Reprodução

No Mercado de Arroios mora uma padaria artesanal onde o pão grande de barbela do Moinho do Boneco feito com recurso a farinha de espelta biológica e centeio é quem mais ordena.

O pão é de fermentação longa e, no longo portefólio da padaria gerida por Marta Figueiredo, pode-se ainda encontrar o cacete francês, pão de cabeça alentejano e bolinhas de brioche. Os sábados são o dia com mais variedade e onde o cliente pode encontrar os pães sazonais.

Terra Pão. Rua Ângela Pinto, Loja 8 (Arroios). Tel.: 910494446. Web: instagram.com/padariaterrapao. Das 09h às 18h. Encerra domingo e segunda. Preço: pães desde 1,50 até 3,80 euros.

• Micro Padaria

Padarias: Micro Padaria
Feed Instagram | Reprodução

Micro de nome, macro na oferta, a Micro Padaria da Graça vai ao Moinho do Boneco buscar a farinha tradicional com que fermenta (dura um dia) e cose os cheirosos e sedutores pães artesanais de trigo, centeio, integral, centeio e trigo, trigo com sementes de sésamo e os de trigo e polenta.

Cada dia da semana guarda uma surpresa em formato de pão: à segunda, de nozes e tâmaras, à terça de mistura de sementes, à quarta de azeite, à quinta de cerveja, à sexta de limão, funcho e mel, e ao sábado, o pão brioche.

Queques de limão e sementes de papoila, bolo de arroz com matcha e rolinhos de laranja e cardamomo são outras das suas criações.

Micro Padaria. Rua Angelina Vidal, 35A (Graça). Tel.: 967730194. Web: facebook.com/micropadaria. Das 10h às 13h. Encerra domingo. Preço: pães desde 2,30 euros.

Todas as opções são excelentes para um café ou pequeno almoço no dia de visitar a exposição RAPTURE. Já ouviste falar? 😉