Culinária Indiana em Portugal


Culinária Indiana em Portugal

A Índia desempenhou um importante papel na expansão portuguesa e, apesar do período colonial já morar no Passado, a ligação continua bem presente, desta feita sob a forma da culinária indiana em Portugal.

Depois de décadas em que a “world cuisine” esteve arredada das nossas ruas, nos últimos anos têm-se assistido ao nascimento e proliferação de restaurantes em Portugal onde a gastronomia indiana é rainha.

De Norte a Sul do país, a oferta é grande e variada para poder estabelecer “laços diplomáticos” com a culinária indiana, por isso, aqui ficam seis propostas que o farão comer e chorar por mais.

Onde comer comida indiana em Portugal

Caxemira, Lisboa

Bem mais fácil do que descobrir o caminho marítimo para a Índia é dar com o “Caxemira”, restaurante de comida indiana que se encontra aninhado num primeiro andar da Praça da Figueira e que serve das melhores chamuças de Lisboa.

Para além das bem-recheadas chamuças, se o picante é a sua praia, não poderá deixar de provar o intenso caril de camarão e o borrego com piripíri que esta sui generis casa serve. A acompanhar este boom picante, aconselhamos uma cerveja indiana bem fresca.

Localização: Rua do Polo Norte 16, Lisboa

Mendi, Porto

Metemo-nos na nossa caravela possível, o Alfa Pendular, e dirigimo-nos para o Porto, cidade onde encontramos um dos decanos dos restaurantes indianos em Portugal: o Mendi.

Situado na Avenida da Boavista, esta ilha gastronómica indiana em plena Invicta serve, num ambiente intimista, os sabores mais autênticos da gastronomia da Índia, sobretudo da região Norte. Caril, Mango Lassi (batido de manga e iogurte) ou Kulfi (gelado tipicamente indiano) são alguns dos pratos fortes que poderá encontrar na ementa.

Localização: Avenida da Boavista 1430 – Porto

Chutnify, Lisboa

Nesta nossa carreira Portugal-Índia, o vento levou-nos novamente a Lisboa, mais concretamente ao Cais do Sodré, local onde encontramos dosas, os pani-puris e os variados cocktails bem trabalhados de uma empreitada, nascida em Berlim e que recentemente aportou à capital do país, chamada Chutnify.

A verdadeira “pièce de résistance” deste restaurante é o caril de borrego de Telengana, uma povoação de Andhra Pradesh na Índia, conhecida por ser o sítio onde se comem os pratos mais picantes do país, com os bocados de carne envoltos num molho denso, escuro e maneiríssimo.

Localização: Travessa da Palmeira 46, Lisboa

Thali – Aromas e Sabores da Índia, Porto

Localizado na Rua da Fábrica, em plena baixa do Porto, o Thali apresenta-se como uma caleidoscópica e rica viagem pelos sabores indianos que nos vai colocar na mesa o famoso Peshwari Naan, pão típico indiano doce recheado com amêndoas e coco, ou as deliciosas chamuças de galinha.

Para que ninguém fique de fora desta viagem pela gastronomia indiana, o Thali oferece ainda opções vegetarianas, vegan e sem glúten.

Localização: Rua da Fábrica 34, Porto

Tentações de Goa, Lisboa

Apesar da comida goesa ter um espaço muito seu dentro da culinária indiana, não a podíamos olvidar nesta cimeira bilateral à volta da gastronomia em Portugal.

Se há local onde se faz sentir com mais força a ligação entre os dois países é Goa e é deste antigo território português na Índia que vem o Tentações de Goa. Liderado pela talentosa mão de Maria dos Anjos, a mulher à frente deste pequeno restaurante na Mouraria, chegam à mesa iguarias tão diversas e saborosas como os bhaji puris, o caril de caranguejo, o sarapatel e o extraordinário chouriço à goesa, enchido na casa com muitas especiarias e muita malagueta.

Enquanto tenta apagar o fogo deixado pelo picante, não deixe de observar a decoração da casa, cuja decoração apresenta motivos e fotografias de Goa fazendo-nos sentir como se estivéssemos na sala de jantar de uma família goesa.

Para poder usufruir desta viagem transcontinental, tem de fazer uma reserva e deve levar dinheiro físico, dado que o Tentações de Goa não aceita Multibanco.

Localização: Rua de São Pedro Mártir 23, Lisboa

Portugandhi, Porto

Acolhedor e elegante, o Portugandhi respira tranquilidade, ou não levasse o nome do famoso pacifista indiano no nome, e serve em bandeja de ouro uma das mais criativas propostas gastronómicas indianas que se podem encontrar no Porto.

As refeições resultam de uma fusão entre o tradicional e alguns toques contemporâneos num menu em que se destacam as entradas Chicken Loli Pop e os pratos principais Tandoori Prawns and Scallops, o Dry Jeena Chicken  e Channa Saag. 

Localização: Rua do Bonjardim 1143 (zona do Marquês), Porto

Mais sobre Restauração para além da culinária indiana em Portugal? Clica aqui.