Cervejarias artesanais voltam a encher os copos dos lisboetas


Cevejarias Artesanais

Já não existem desculpas para deixar para depois o saciar das saudades por uma cerveja artesanal. A Primavera trouxe o desconfinamento que voltou a dar vida às torneiras das mais variadas cervejarias artesanais em Lisboa e dias soalheiros que convidam à boémia e a um copo fresquinho da melhor cerveja artesanal.

Coloque a máscara, desinfete as mãos, saia à rua e venha connosco provar o que de melhor se faz em termos de cerveja artesanal em Lisboa.

Cervejarias Artesanais: onde beber a melhor cerveja artesanal em Lisboa

• Cerveteca (Praça das Flores, Príncipe Real)

No coração do Príncipe Real mora aquela que é uma das cervejarias pioneiras na produção de cerveja em Lisboa. O menu encontra-se em constante actualização, contando com mais de 100 referências de diferentes estilos, em garrafa e em barril, de onde se destacam os produtores cervejeiros Bolina (Portugal), Oitava Colina (Portugal), Beerbliotek (Suécia), To Øl (Dinamarca), Brewdog (Escócia), De Molen (Holanda), Weihenstephaner (Alemanha), Rogue (Estados Unidos) e 3 Fonteinen (Bélgica).

A “cerveja do dia”, disponível em três tamanhos (pint, 40cl e 20 cl) está sempre anunciado num quadro negro. Para acompanhar os sabores das cervejas artesanais, a Cerveteca serve tapas, conservas e queijos.

• 21 Brewpub Gallas (Anjos, perto da Graça)

Fundado em 2018, o 21 Gallas Brewpub tem quartel-general no Anjos e junta fábrica e bar no mesmo local, bar onde 15 torneiras de cerveja artesanal (13 da “casa” e 2 de cervejarias convidadas) jorram o precioso néctar.

Para além da cerveja de pressão, o 21 Brewpub Gallas tem ainda mais de 200 referências de cervejas em latas e garrafas, de todo o mundo. Para dar um cunho ainda mais nutritivo à já de si nutritiva cerveja artesanal, o pub oferece um menu de hambúrgueres, também eles artesanais, e petiscos variados como chouriço.

A este serviço no bar, a 21 Brewpu Gallas juntou, durante o ano passado, uma loja online que leva este extenso portefólio de cervejas artesanais a casa dos amantes desta bebida, qualquer que seja o ponto do país onde se encontrem. 

As encomendas para Lisboa, colocadas até às 16.00, são entregues no mesmo dia, enquanto para outras regiões do país a entrega é assegurada pela Chronopost e chega entre dois a seis dias úteis.

• Cervejaria Musa

Localizada no Bairro mais industrial de Lisboa, a Fábrica Musa produz cerca de 250 mil litros de cerveja artesanal por ano que celebram a diversidade e a importância histórica e geográfica dos vários estilos de cerveja artesanal.

Uma boa parte deste quilométrica litragem acaba por ficar no bar que partilha morada com a fábrica e por onde passa não só uma extensa panóplia de cervejas Musa para todos os gostos e feitios desde que, claro está, gostem de música (tema central da produção Musa), como também um pecaminoso menu gastronómico que vai dos pastéis de vento de berbigão que se desmancham na boca e a inundam de mar, passando pelo surpreendente guacamole ora de manga, ora de papaia ou as estaladiças, caseiras e salgadas batatas fritas.

Para quem quer rock ‘n’ rollar em casa com uma Musa na mão, a cervejeira de Marvila tem ainda uma loja online que distribui caixas cheias de Musas por todo o país. Os preços vão dos 3€, por uma cerveja, aos 45€, por 22 cervejas mais copos e abre-caricas.

• Quimera Brewpub (Alcântara)

O Quimera Brewpub está localizado dentro de um túnel que serviu como caminho para os Cavalos Reais chegarem ao Palácio das Necessidades e como uma escapatória para o último rei de Portugal, D. Manuel II, em 1910, quando os republicanos atacaram o palácio para derrubar a monarquia.

É este cenário recheado de História, que serve de morada à fábrica da Quimera e pub, onde moram 12 torneiras de cervejas artesanais e várias cervejas em garrafa, todas artesanais, produzidas pela “casa” e por algumas das melhores cervejarias nacionais

Para além das cervejas artesanais, o Quimera oferece sanduíches especiais estilo NY Deli produzidos com carnes estufadas na cerveja, cachorros quentes feitos com salsichas alemãs artesanais da marca Maria Wurst com o chucrute “made in Quimera” e uma grande variedade de entradas.

Cerveja e comida que são embalados sempre por boa música.

• Flor de Lúpulo (Rua Heróis de Quionga, Arroios)

O rock’n’roll marca a paisagem do Flor de Lúpulo, bar aberto em 2019 que, apesar de pequeno (acomoda menos de 20 pessoas) agrega mais de 30 cervejas nacionais e internacionais, das leves às mais intensas, doces e amargas que saem das torneiras existentes ou em garrafa.

Os sabores mais compostos das ervilhas com ovos escalfados, dos bifes em cebolada ou dos ovos mexidos com farinheira fazem parelha com petiscos mais simples dos queijos, presuntos e chamuças de carne ou vegetarianas.