Vila natal num ano de pandemia

Num ano com muitas restrições e de muitas mudanças, as épocas festivas não foram exceção. Conheça já a Vila natal adaptada à pandemia.


Vila Natal

A pandemia veio alterar muitos planos em 2020, e as festividades não foram exceção.

O tão conhecido evento Cascais Christmas Village, foi um sucesso nas edições passadas. Sendo que tinha um imaginário muito rico, onde existiam atrações como as seguintes:

  • Um acampamento romano, com gladiadores;
  • A aldeia nazarena;
  • Os três reis magos, com os seus camelos verdadeiros;
  • Árvore de natal de grandes dimensões e o globo de neve;
  • O bosque encantado acompanhado de uma viagem de comboio;
  • Um carrossel mágico;
  • Uma casa da fantasia onde as crianças poderiam fazer pinturas faciais;
  • A tão conhecida casa do Pai Natal;
  • A casa do mago, na árvore;
  • A casa dos duendes;
  • Uma pista de gelo verdadeiro, mais a experiência da rampa de gelo radical;
  • Uma Mini-roda;

E ainda era possível experienciar um mercado de natal, um presépio vivo, renas verdadeiras, passeios de burro, um food court, com boa comida e outras atividades descritas na programação, sempre com muita animação.

De facto, era uma vila natal mágica que prometia ocupar os dias das famílias que por lá passavam. Contudo este ano, devido à situação atual pela qual estamos a passar, a vila de natal de Cascais não ira decorrer da mesma maneira.

Ainda assim a Câmara Municipal de Cascais não queria deixar de espalhar a magia do natal neste ano tão atípico. Deste modo no dia 23 de Novembro, a mesma anunciou que iria fazer os possíveis para que o plano de atividades para esta época do ano tão especial não fosse assim tão diferente dos anos anteriores.

Mesmo que as autoridades tenham imposto condições de segurança e saúde que não autorizam grandes festas e ajuntamentos, a ideia passa por ser um Natal itinerante, de maneira a evitar aglomerações.

Com isto a Camara Municipal de Cascais arranjou a seguinte alternativa:

Iluminação de natal

A iluminação de natal será realizada em todas as freguesias do concelho e a inauguração é no dia 27 de Novembro (sexta-feira), às 18h30. Estas vão animar as ruas, enchendo-as de cor e alegria, chamando as pessoas a dar uma voltinha e a comprar no comércio local.

Cortejo de Natal

Irá existir um cortejo de natal que andará de porta em porta espalhando a magia do Natal. Contará com o trenó do Pai Natal, este que estará acompanhado pelos seus soldadinhos de chumbo e um presépio vivo. Também vai ter um comboio dos ajudantes do Pai natal, os duendes, carros temáticos e ainda um veículo dos bombeiros, com o objetivo de prestar homenagem a todos os profissionais na linha da frente. Este decorrerá entre os dias 27 de Novembro e 28 de Dezembro e vai passar por todas as freguesias do concelho.

Roda Gigante

A tão conhecida, Roda Gigante é a única que manterá o seu lugar na Baía de Cascais e promete animar quem por lá passe, tendo sempre em atenção às medidas de segurança sanitária definidas pelas autoridades de saúde. A montagem da Roda gigante irá começar no dia 26 de Novembro.

Por fim é importante destacar que os horários e o percurso ainda vão ser ser disponibilizados.