Museus em Portugal: para visitar com os mais pequenos


Museus em Portugal
Museus em Portugal

Esqueça os espaços soturnos de outrora, hoje em dia existem excelentes museus em Portugal para crianças e graúdos que oferecem momentos de lazer, conhecimento e divertimento em família.

Entre na rota de um conhecimento que rima com diversão com as sete sugestões de museus para visitar com os mais pequenos que preparamos para si.

1- Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva (Parque das Nações, Lisboa)

Situado no edifício que foi, durante os 132 dias da Expo 98, um dos mais emblemáticos pavilhões de toda a exposição, o Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva oferece grandes exposições temáticas nas áreas da Física, Matemática, Química, Biologia, Ciências Sociais e centenas de módulos interativos que os visitantes são convidados a explorar e participar enquanto “cientistas” de ocasião.

Para além das múltiplas atividade no Laboratório e na Cozinha (também ela um laboratório aberto à experimentação), este espaço museológico “vivo” contempla ainda conversas com investigadores, dias temáticos, projeção de filmes e peças de teatro onde a ciência é a personagem principal.

2- Museu do Brinquedo (Seia)

8 mil brinquedos nacionais e internacionais constituem o espólio deste museu às portas da Serra da Estrela plantado e que promete deslumbrar miúdos e levar os graúdos até às memórias da sua infância.

Bonecas, carrinhos, triciclos, jogos de tabuleiro, puzzles, peluches e muito mais, tudo isto servirá mostrar aos mais novos como se brincava noutros tempos e passar um bom momento da forma que eles mais apreciam: a brincar.

3- Museu de Serralves (Porto)

Se entre os museus em Portugal há lugar que casa, na perfeição, natureza, arte e história, esse local é Serralves no Porto.

Além de oficinas sobre as exposições patentes e de uma programação variada para crianças ao longo do ano, Serralves oferece um extenso e bucólico espaço verde pontuado pelos diversos animais da sua Quinta Pedagógica tornando-se um espaço ideal para passar umas horas de lazer em família.

Para completar esta extensa ilha de arte e natureza perto da Foz, foi recentemente inaugurada a Casa do Cinema Manoel de Oliveira nos jardins de Serralves, um espaço onde os visitantes são convidados a descobrir uma exposição permanente, um centro de documentação e sessões de cinema sobre a obra do decano dos cineastas portugueses, assim como, numa perspetiva mais alargada, do cinema contemporâneo.

4- MAAT – Museus de Arte, Arquitetura e Tecnologia (Lisboa)

Não se poderia falar de museus em Lisboa sem salientar o MAAT.

Para além do convidativo cenário paisagístico em que está inserido e da ampla e diversificada programação, o MAAT oferece exposições pensadas para todos os públicos e idades, bem como um programa educativo de atividades sobre arte, arquitetura e tecnologia onde se destacam os workshops para toda a família.

Consulte a programação do museu para ficar a par das novidades e inscrever-se nos divertidos e interessantes workshops.

5- Museu Interativo da Fábrica do Chocolate (Viana do Castelo)

Doces em demasia fazem mal à saúde das crianças, mas como dias não são dias, se for a Viana do Castelo dê aos mais pequenos um folga nas restrições e deixe-os lambuzar-se com o que o Museu Interativo da Fábrica do Chocolate de Viana tem a oferecer.

Este museu leva os apaixonados pelo chocolate, e não só, numa viagem pela história do cacau e do chocolate.

Para além de ficarem a conhecer a história do cacau e do chocolate, os visitantes vão poder sentir cheiros, vento, calor, viver outras experiências 3D e, mais importante do que tudo (do ponto de vista das crianças), vai poder, literalmente, meter “as mãos na massa” e percorrer o circuito produtivo do chocolate, conhecendo o processo que transforma o cacau no produto pronto a comer com que todos, em maior ou menor grau, nos deliciamos.

Depois de todo este processo de fabricação do chocolate, os visitantes recolhem o seu próprio chocolate, com rótulo personalizado.

6- Museu da Lourinhã/Parque dos Dinossauros (Lourinhã)

Entre na máquina do tempo e recue 252 milhões de anos até um “Jurassic Park” bem português: o Museu da Lourinhã/Parque dos Dinossauros.

Desde que foram descobertas as primeiras pegadas de dinossauros na Lourinhã em 1994, este espaço museológico tem crescido a olhos vistos consagrando-se como um dos principais museus da especialidade da Europa.

Fósseis, rochas e vestígios de muitos dos seres vivos que habitaram esta e outras regiões estão espalhados por dois núcleos museológicos: o mais antigo, situado no centro da vila, é dedicado ao Atlântico e acolhe um espaço dedicado à História Natural e um outro no Parque dos Dinossauros da Lourinhã, inaugurado em fevereiro de 2018.

Este último acolhe a exposição de Paleontologia do museu e apoia o trabalho de investigação científica desenvolvida pela instituição. Aqui estão expostos dinossauros descobertos na região, com cerca de 150 milhões de anos.

7- World of Discoveries (Porto)

Embarque novamente na máquina do tempo e prepare-se para uma nova viagem, desta feita em direção aos Descobrimentos.

Esta é proposta do World of Discoveries, museu situado perto da Alfândega do Porto que “transforma” as crianças em pequenos Vascos da Gama para lhes dar a conhecer, de forma divertida e didática, tudo sobre os navegadores portugueses que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Ao longo desta viagem, os visitantes vão conhecer os povos e as culturas que os navegadores foram descobrindo pelo mundo e, cereja no topo do bolo, até poderão entrar numa nau do século XVII.

São muitos Museus em Portugal. Escolha o seu e boa diversão!