Lisbon Legends – The Immersive Experience


Lisbon Legends

Depois do sucesso da experiência “Lisbon Under Stars”, o atelier português OCUBO voltou à carga, desta feita com “Lisbon Legends – The Immersive Experience, um espetáculo que mistura luz, som e muita fantasia numa viagem pelas histórias e lendas que as sete colinas de Lisboa escondem.

Ricardo Carriço, Maria Botelho Moniz, Pedro Lamares e Pedro Laginha lideram um elenco que vestirá a pele de algumas das figuras mais marcantes da história lisboeta, como Fernando Pessoa, Marquês de Pombal ou Luís de Camões numa visita imersiva que vai ajudar os espetadores a conhecerem os mistérios mais insondáveis de Lisboa através de imagens a 360º e efeitos visuais espetaculares que serão projetados na grande tela tridimensional que cobrirá os arcos e colunas das ruínas da Igreja do Convento do Carmo.

A ajudar à imersão no enredo está a banda sonora original composta por Noiserv, “homem-orquestra” conhecido pelas suas sumarentas, etéreas e intimistas paisagens sonoras.

O espetáculo “Lisbon Legends – The Immersive Experience” estreou no passado dia 7 de maio, mas vai estar “em palco” de segunda a sábado, impreterivelmente, às 21h30 até ao próximo dia 20 de julho.

7 colinas, 7 anfitriões históricos

É precisamente pela “pena” de Fernando Pessoa que a história começa a ser contada. Cabe ao escritor dono de “mil pseudónimos” explicar o mito associado à criação das sete colinas de Lisboa e que é fundamental para se perceber a história da fundação de Olisipo, o primeiro nome da capital de Portugal.

Depois do icónico escritor fazer as honras da casa, sucedem-se as visitas às memórias das sete colinas de Lisboa, cada uma com o seu mestre-de-cerimónias: Luís de Camões será guia e intérprete de Santa Catarina; o modernista Almada Negreiros a de São Vicente; Diogo Alves, conhecido como o “Assassino do Aqueduto das Águas Livres e último condenado à morte em Portugal, terá a seu cargo a de Santana; Severa, lenda do fado, a de São Jorge; sua majestade, D. Maria II, a de São Roque; Marquês de Pombal, homem-forte e “construtor” da Lisboa moderna, a de Santo André; e, por último, ao Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira caberá a das Chagas.

Para além da recuperação do mito da fundação de Lisboa contado por Pessoa, pela grande tela tridimensional passará ainda, entre outras, a épica história da morte de Martim Moniz, de quem se diz ter oferecido o seu corpo para entalar as portas do Castelo de São Jorge e permitir a entrada do exército de D. Afonso Henriques para combater os mouros, a reconstrução pós-sismo de 1755 liderada por Marquês de Pombal e os milagres da cadeira de São Gens.

Quando se julga que a viagem terminou, entra em cena Frei Nicolau que, adverte a sinopse de Lisbon Legends, “tem um segredo para nos revelar”.

O preço dos bilhetes varia entre 11€ e 16€, com entrada gratuita para crianças até aos três anos. A lotação está limitada a 200 espectadores em estreito cumprimento das normas de higiene e segurança da DGS para eventos ligados à Cultura.