Feira Internacional do Artesanato regressa a Lisboa


Feira Internacional do Artesanato

Depois de no ano passado a pandemia ter trocado as voltas aos organizadores levando-os a cancelar a edição de 2020 e adiar a edição deste ano, que se deveria realizar entre 26 de junho e 4 de julho, a Feira Internacional do Artesanato (FIA) está finalmente de regresso à FIL em Lisboa entre os dias 4 e 12 de setembro.

A 33ª edição do FIA irá centrar-se, segundo a organização, no “desenvolvimento económico do setor e na “divulgação e promoção do artesanato e gastronomia nacionais, porta de entrada para a promoção turística das regiões, que são representadas na FIA Lisboa pelos seus artesãos”.

Para além da novidade que constitui o seu regresso, a FIA 2021 será marcada por um alargamento da área expositiva “para garantir uma melhor circulação de pessoas e assegurar as devidas distâncias de segurança e será explorado todo o potencial interno e externo do recinto da FIL”, esclarece a organização.

De modo a captar visitantes e compradores, a Fundação AIP, uma das entidades que participam na organização da feira, vai disponibilizar descontos de aproximadamente 50% sob o preço dos bilhetes de entrada.

Será, como se percebe, uma Feira Internacional do Artesanato adaptada à conjuntura nacional atual, mas que manterá o seu núcleo tão distintivo e que tanto cativa o público: o pavilhão dedicado ao artesanato nacional, o pavilhão internacional e ainda a gastronomia.

Uma nota para os Concursos de Artesanato Português que não se irão realizar este ano voltando, de acordo com a organização, em 2022 para dar continuidade à missão de valorizar e estimular a produção artesanal portuguesa.

De referir que, em 2019, data da realização da última FIA, aquela que é a maior feira de multiculturalidade da Península Ibérica e a segunda maior da Europa recebeu cerca de 60 mil visitantes que puderam visitar os mais de 600 stands (nacionais e estrangeiros) presentes de áreas tão diversas como as Artes e ofícios têxteis ou o Restauro de Património, bem como participar em mais de 200 atividades paralelas que decorreram ao longo de nove dias de exposição.

Horários, Bilhetes e Regras de Segurança

O horário da área exposicional vai das 15h até às 22h30, enquanto na área gastronómica o horário é mais alargado e vai das 12h até às 22h30.

Quanto a bilhetes, os preços variam entre os 5 euros/dia útil e os 15 euros por um bilhete para 5 dias úteis. Ao fim-de-semana o preço é de 7 euros. Para quem tem mais de 65 anos, o bilhete fica a 5 euros por dia e os menores de 15 anos têm entrada gratuita todos os dias.

Por questões de segurança, o acesso ao evento está condicionado a um número máximo de visitantes em simultâneo, pelo que poderão existir ocasionalmente alguns tempos de espera. É obrigatório o uso de máscara em todo o recinto, bem como o cumprimento de todas as recomendações assinaladas no local.

Nota: todos os bilhetes comprados em tickets.fil.pt mantêm a sua validade para a nova data.